Americas Cup & Americas Future Championship 2014

Rio de janeiro, 22 a 23 de fevereiro de 2014

Americas Cup

Regulamento – Americas Cup 2014

1.    Disposições gerais
1.1  Membros da CBWKC e participantes do torneio devem concordar com todas as regras, regulamentações e procedimentos do torneio. Membros que necessitem exceções às regras, regulamentações e procedimentos devem submeter o pedido, em forma de carta para apoiar o pedido de exceção, ao coordenador de arbitragem.
O coordenador de arbitragem levará em consideração o pedido e fazer uma recomendação ao comitê executivo.
O comitê executivo levará em consideração o assunto em reunião ou por correspondência, e todos os casos serão analisados individualmente e sem pré-concepções. A decisão do comitê executivo sobre a exceção pedida é final.
 
1.2  O torneio de Kuo Shu “Americas Cup” será composto por cinco competições: Tao Lus (formas de armas e mãos), Lei Tai, Shuai Chiao,Tui Shou e Chi Shou.
 
1.3  Para a realização deste torneio não haverá a separação por tempo de treino, todos os atletas serão considerados como tendo o mesmo nível de treinamento.
1.4 A divisão de idade será limitada a adulto (18 a 41 anos) e sênior (acima de 41 anos).
1.4.1 Na competição de formas será permitido que atletas com mais de 41 anos e com menos de 18 participem da categoria adulto, o mesmo não sendo permitido para competições de luta por razões de segurança
1.5 Para competir no Lei Tai ou no Shuai Chiao o competidor deve ter no mínimo 18 anos de idade, e deve ter menos de 41 anos de idade por razões de segurança.
 
2      Inscrições

2.1   Prazo: As inscrições serão aceitas até o dia 31 de janeiro de 2014, e não serão aceitas inscrições após esta data em hipótese alguma.
2.2   As fichas de delegações, devidamente preenchidas, deverão ser enviadas através do e-mail campeonato.cbwkc@gmail.com ou via correio para a academia Li Wing Kay de Artes Marciais, Rua Luis Góis, 748, CEP 04043-150, Mirandópolis, São Paulo, SP, Brasil.
 2.3 O valor até 06/12/2013 será de R$ 80,00 (oitenta reais) para primeira inscrição para associados da CBWKC e R$ 96,00 (noventa e seis reais) ou US$ 40 (quarenta dólares) para não associados CBWKC, depois até 31/01/2014 será de R$100,00 (cem reais) por categoria para associados da CBWKC e R$ 120,00 (cem reais) ou US$ 50 (cinquenta dólares) para não associados CBWKC, para  as demais inscrições haverá um desconto conforme descrito na tabela de valor das inscrições disponíveis no site http://www.americascup2014.eventize.com.br/ .
          2.3.1 O valor adotado para cambio de US$ 1,00 (um dólar americano) é de R$ 2,40 (dois reais e quarenta centavos), de acordo com a cotação média dos índices oficiais para venda no mercado brasileiro em setembro de 2013.
           2.3.2  Ao valor final da  inscrição, será acrescido 10% à título de taxas bancárias e serviços do sistema EVENTIZE! repassado diretamente ao participante.
2.4   As inscrições deverão ser feitas no site indicado e de uma única vez, e efetivadas através da Ficha de Delegação que devrá conter o nome do chefe da delegação e do técnico da equipe, sendo necessariamente duas pessoas diferentes.
2.5   As fichas da delegação deverão ser enviadas até o dia 31 de janeiro de 2014 para fim da montagem das chaves. Atletas que não tiverem seus nomes nas fichas enviadas até esta data não poderão competir.
2.6   As fichas de delegação originais assinadas deverão ser apresentadas no dia do registro. 
2.7   O pagamento das inscrições deverá ser realizado antecipadamente, através de boleto bancário ou cartão de crédito diretamente no site: http://americascup2014.eventize.com.br/ não sendo aceito qualquer outro método de pagamento.
2.8   Só serão consideradas válidas as inscrições compensadas até as datas indicadas, não será aceito em qualquer hipótese pagamento em dinheiro ou depósito bancário diretamente nas contas da CBWKC.
 
3      Pesagem e registro
3.1   A pesagem de ateltas de combate e o registro de todosos atletas ocorrerão nos dia 22 de fevereiro de 2014, no próprio local das competições das 09:00 horas até às 13:00 horas.
3.2   Para realizar o registro os atletas deverão levar um documento oficial com foto, a ficha de delegação corretamente preenchida, e um documento de sua entidade de treinamento atestando seu tempo de treino.
3.3   Os atletas envolvidos em qualquer tipo de combate deverão apresentar também um documento médico atestando sua capacidade física e mental a participar da competição.
3.4   Para a pesagem os atletas deverão apresentar documento oficial com foto.
3.5   Atletas que não comparecerem ao registro e à pesagem serão impedidos de competir.
 
4      Competições
 
O torneio será aberto, portanto qualquer atleta está apto para participar em todas as competições desde que cumpram os critérios estabelecidos pelo comitê organizador e pela coordenação de arbitragem.
 
4.1   Formas
 
4.2   Os competidores só podem entrar e sair da área de competição quando forem instruídos pelo chefe de mesa. Todos os competidores devem estar na área de preparação 15 minutos antes do horário da competição. Se um competidor não comparecer á área de competição para sua performance depois de ter seu nome chamado três vezes em um período de 60 segundos, o competidor será desqualificado do torneio. O competidor deve cumprimentar o chefe de mesa antes de entrar na área de competição, então seguir até o juiz chefe, para anunciar seu nome, seu professor, a qual delegação pertence, seu estilo e qual forma irá executar. Se sua forma não terminar no mesmo lugar de início o competidor deve avisar o juiz chefe, da mesma forma se for necessário deixar a área de competição para a execução de sua forma o chefe de mesa deverá ser notificado. Então o competidor segue para a posição de início de sua performance, cumprimenta o árbitro chefe mais uma vez para dizer que está pronto para iniciar e espera a ordem do chefe de mesa para iniciar. Ao terminar sua forma o competidor deve esperar a ordem do chefe de mesa para deixar a área de competição, cumprimentá-lo e voltar para a área de concentração para esperar os resultados.
4.3   No caso de competição de armas o competidor deve comparecer à área de preparação com a arma para ser inspecionada pela equipe de arbitragem, por se tratar de uma competição tradicional. Se a arma não for considerada adequada pela equipe de arbitragem, caso o atleta não consiga outra arma ele será desqualificado.
4.4   No início da competição de uma divisão todos competidores devem alinhar no centro da área de combate para cumprimentar a equipe de arbitragem. Quando todos os competidores tiverem executado sua forma todos os atletas devem alinhar novamente para os resultados serem anunciados. Alguns torneios podem ter etapas eliminatórias. No caso das finais os atletas podem ser premiados após o anúncio dos resultados. Então todos competidores devem mais uma vez cumprimentar a equipe de arbitragem e deixar a área de competição.
4.5   Cabe ao time de organização do evento cuidar para que os atletas não participem de divisões que ocorram ao mesmo tempo, para que todos os atletas possam cumprir os requisitos no item 4.2.
4.6   As formas serão julgadas de acordo com os critérios estabelecidos no anexo II deste documento.
4.7   Ética Marcial, o atleta deve estar trajado adequadamente com uniforme sendo composto por sapatilha, meias, calça marcial, camisa chinesa ou camiseta do estilo. Uniforme alinhado, fechado. Sul sem manga, norte com manga, mangas ¾ para ambos estilos.
4.8   Tempo: Estilos externos - tempo mínimo para formas 30 segundos. Tempo máximo 3:30 min. Estilos internos – tempo mínimo de 1 minuto e meio, máximo de 4 minutos e meio.
4.9   Classificação de armas: Curtas (facão e espada), Longa (bastão e lança) e Especiais (demais armas) .
  
5.    Lei Tai
 
5.1.  As divisões de peso tanto para feminino quanto masculino se encontram no anexo I deste documento.
5.2.  Todos os participantes devem providenciar um atestado médico, declarando-o apto a lutar. O atestado deve ser entregue no momento do registro.
5.3.  Competidores podem entrar na área de competição somente quando instruídos pelo árbitro central. Se um competidor não comparecer ao Lei Tai para sua luta depois de ter seu nome chamado três vezes em um período de 60 segundos, o competidor será desqualificado da luta. Ao entrar na área de competição os competidores devem cumprimentar o chefe de mesa, depois um ao outro, e então preparar para iniciar para competir ao comando do árbitro central.
5.4.  O corner da delegação do competidor não pode entrar no Lei Tai sem a permissão expressa do árbitro central. O corner da delegação não pode dar instruções técnicas durante o combate, somente durante as pausas entre os rounds; o atleta cuja delegação desrespeitar a regra sofrerá uma punição de falta técnica a ser atribuída pelo árbitro central.
5.5.  Durante o período de pausa a delegação dos competidores, limitada a duas pessoas, poderá assisti-los com massagens, instruções técnicas e limpeza. O corner de cada competidor deverá ter no mínimo uma pessoa e no máximo duas.
5.6.  A competição de Lei Tai será por eliminação simples, ou seja, o atleta que perder uma luta será eliminado da competição, exceção feita aos atletas que chegarem às semifinais, pois estes lutarão necessariamente por primeiro e segundo lugares, assim como terceiro e quarto.
5.7.  Equipamento: Calças pretas, sem logomarcas, camiseta amarela ou azul fornecida pela organização do evento, protetor genital, protetor bucal, capacete com grade, luvas de meio dedo.
5.8.  As lutas eliminatórias terão rounds de 1:30 minutos por 30 segundos de pausa; as lutas finais terão rounds de 2 minutos por 45 segundos de pausa.
5.9.  Pontuação: Técnicas de três pontos - Forçar oponente para fora do Lei tai, Golpear causando a queda do adversário. Técnicas de dois pontos: Aplicar uma queda permanecendo em pé. Técnicas de 1 ponto - Golpe forte aplicado às áreas legais, Soco, chute, palma da mão, etc. Aplicar queda e cair sobre o tronco do adversário, Oponente cair por desequilíbrio. Cotoveladas e joelhadas são permitidas e valem um ponto desde que sejam fortes o suficiente e sejam aplicadas sem segurar o oponente.
5.10. Cotoveladas e joelhadas segurando o oponente são permitidas, contudo não valem ponto.
5.11. É expressamente proibido aplicar joelhadas e cotoveladas na cabeça do oponente enquanto o segura.
5.12. Faltas técnicas: Desobedecer às ordens do árbitro central; Desobedecer às regras do torneio; Comportamento agressivo; Falha de equipamento contínua; Demora em comparecer à posição de início.
5.13. Faltas: Morder ou cuspir; Bater com a cabeça; Técnicas de quebra; ou deslocamento; Atingir áreas ilegais.
5.14. Áreas ilegais: Olhos, Nuca, Espinha dorsal, Garganta, Genital, Articulações, Interior da coxa.
5.15. Punições: Aviso verbal (Infração pequena ou acidental); Primeira punição pública (Dedução de um ponto); Segunda punição pública (Dedução de três pontos); Terceira punição pública (Desqualificação).
5.16. No caso de empate em um combate os critérios de desempate serão: 1 – atleta que tiver menos penalidades será declarado vencedor; 2 – atleta mais leve será declarado vencedor; 3 – round extra de 1 minuto.
5.17. Quando o embate acabar os competidores serão chamados para a área de competição, onde permanecerão até os resultados serem anunciados. Competidores só podem entrar na área de competição quando instruídos pelo árbitro central. No fim do combate, quando o vencedor foi anunciado, os competidores devem cumprimentar o chefe de mesa, depois um ao outro, antes de deixar o Lei Tai os competidores podem também cumprimentar a delegação do oponente.
 
6.    Shuai Jiao
 
6.1.  As divisões de peso tanto para feminino quanto masculino se encontram no anexo I deste documento.
6.2.  Todos os participantes devem providenciar um atestado médico, declarando-o apto a lutar. O atestado deve ser entregue no momento do registro.
6.3.  Competidores podem entrar na área de competição somente quando instruídos pelo árbitro central. Se um competidor não comparecer ao Lei Tai para sua luta depois de ter seu nome chamado três vezes em um período de 60 segundos, o competidor será desclassificado da luta. Ao entrar na área de competição os competidores devem cumprimentar o chefe de mesa, depois um ao outro, e então preparar para iniciar para competir ao comando do árbitro central.
6.4.  O corner da delegação do competidor não pode entrar no Lei Tai sem a permissão expressa do árbitro central. O corner da delegação não pode dar instruções técnicas durante o combate, o atleta cuja delegação desrespeitar a regra sofrerá uma punição de falta técnica a ser atribuída pelo árbitro central.
6.5.  Durante o período de pausa a delegação dos competidores, limitada a duas pessoas, poderá assisti-los com massagens, instruções técnicas e limpeza. O corner de cada competidor deverá ter no mínimo uma pessoa e no máximo duas.
6.6.  A competição de Shuai Chiao terá chaves de dupla eliminatória, ou seja, um atleta deve perder duas lutas para ser eliminado do torneio.
6.7.  Caso a chave de competição tenha 5 atletas ou menos a competição será por pontos corridos, ou seja, todos lutam contra todos e o que somar mais pontos será o campeão da categoria.
6.8.  Caso dois atletas tenham o mesmo número de vitória o critério desempate será o confronto direto. Isso quer dizer, o vencedor do combate direto será declarado campeão.
6.9.  Equipamento: Uniforme de Shuai Chiao; Faixa (vermelha ou azul); Sapatilha de Shuai Chiao; Protetor de boca (opcional); Protetor genital (opcional).
6.10. As lutas de Shuai Chiao serão contínuas com paradas para a atribuição de pontos. A luta terá dois rounds de dois minutos de duração com trinta segundos de pausa. Os pontos serão cumulativos. Caso algum atleta consiga uma diferença de novo pontos ele será declarado o vencedor da luta.
6.11. Pontuação: Técnicas de 1 ponto - oponente toca o solo com três pontos de apoio; oponente sair do lei tai; aplicar uma queda e cair sobre o tronco do oponente. Técnicas de 2 pontos -: oponente toca o chão com quatro pontos de apoio; oponente toca o chão com cabeça, peito, lateral do corpo ou caindo sentado; aplicar queda permanecendo em pé. Técnica de 3 pontos - Aplicar queda com rotação e elevação fazendo o oponente cair de costas e permanecer em pé.
6.12. Penalidades: Falta técnica – Ji Xu Fang Wei (falta de combatitividade). Falta leve – Xiao Ji Fan Wei (puxar calças). Falta – Qing Gao Yi Sze (Golpe de impacto)
6.13. Falta leve – sem dedução de ponto. Falta sem intenção – dedução de um ponto. Falta com intenção – desqualificação. Quando somada quaisquer três infrações o competidor é desqualificado.
6.14. No caso de empate em um combate os critérios de desempate serão: 1 – atleta que tiver menos penalidades será declarado vencedor; 2 – atleta mais leve será declarado vencedor; 3 – round extra de 1 minuto o primeiro atleta a pontuar será declarado vencedor.
6.15. Quando o embate acabar os competidores serão chamados para a área de competição, onde permanecerão até os resultados serem anunciados. Competidores só podem entrar na área de competição somente quando forem instruídos pelo árbitro central. No fim do combate, quando o vencedor foi anunciado, os competidores devem cumprimentar o chefe de mesa, depois um ao outro, antes de deixar o Lei Tai os competidores podem também cumprimentar a delegação do oponente.
 
7.    Lei Tai Light
 Competições de Lei Tai Light não estão contempladas neste torneio de Kuo Shu conforme item 1.2 , 1.4 e 1.5. 

8          Tui Shou
 
8.1       As divisões de peso tanto para feminino quanto masculino se encontram no anexo I deste documento.
8.2       Competidores podem entrar na área de competição somente quando instruídos pelo árbitro central. Se um competidor não comparecer à área de competição para sua luta depois de ter seu nome chamado três vezes em um período de 60 segundos, o competidor será desqualificado do torneio, e os resultados anteriores não serão contados. Ao entrar na área de competição os competidores devem cumprimentar o chefe de mesa, depois um ao outro, e então preparar para iniciar para competir ao comando do árbitro central.
8.3       Não é permitido nenhuma pessoa no corner dos competidores.
8.4       A competição de Tui Shou será por eliminação simples, ou seja, o atleta que perder uma luta será eliminado da competição, exceção feita aos atletas que chegarem às semifinais, pois estes lutarão necessariamente por primeiro e segundo lugares, assim como terceiro e quarto.
8.5       O round se iniciará na posição de rotação dos braços – o árbitro iniciará o combate depois de três rotações.
8.6       O combate consiste em um round de 2 minutos. O vencedor será o competidor que atingir maior pontuação. Um atleta será declarado vencedor se conseguir abrir uma vantagem de 3 pontos.
8.7       Equipamentos: calças de arte marcial, camiseta, sapatilha, faixa vermelha ou azul.
8.8       Técnicas de pontuação: 1 ponto – forçar o adversário mover pelo menos um pé da base. 2 pontos – retirar o oponente da área de competição; derrubar o oponente.
8.9       Técnicas ilegais: Agarrar, golpear, Arranhar, beliscar, morder ou cuspir.
8.10     Importante salientar que na competição de Tui Shou será apenas permitido aos participantes usarem técnicas de Tai Chi. Qualquer outra técnica será considerada ilegal.
8.11     Penalidades e advertências para falta técnica: Advertência privada (infração pequena ou acidental); Primeira advertência pública (sem dedução de ponto); Segunda advertência pública (dedução de um ponto); Terceira advertência pública (desqualificação).
8.12     Penalidades e advertências para faltas: Advertência privada (infração pequena ou acidental); Primeira advertência pública (dedução de 1 ponto); Segunda advertência pública (dedução de 3 pontos); Terceira advertência pública (desqualificação).
 
9          Chi Shou
 
9.1       As divisões de peso tanto para feminino quanto masculino se encontram no anexo I deste documento.
9.2       Todos os participantes devem providenciar um atestado médico, declarando-o apto a lutar. O atestado deve ser entregue no momento do registro.
9.3       Competidores podem entrar na área de competição somente quando instruídos pelo árbitro central. Se um competidor não comparecer à área de competição para sua luta depois de ter seu nome chamado três vezes em um período de 60 segundos, o competidor será desqualificado do torneio, e os resultados anteriores não serão contados. Ao entrar na área de competição os competidores devem cumprimentar o chefe de mesa, depois um ao outro, e então preparar para iniciar para competir ao comando do árbitro central.
9.4       O corner da delegação do competidor não poder entrar na área de competição sem a permissão expressa do árbitro central. Quando os competidores estão em combate o corner da delegação não pode dar instruções técnicas, o atleta cuja delegação desrespeitar a regra sofrerá uma punição de falta técnica a ser atribuída pelo árbitro central.
9.5       Durante o período de pausa a delegação dos competidores, limitada a duas pessoas, poderá assisti-los com massagens, instruções técnicas e limpeza. O corner de cada competidor deverá ter no mínimo uma pessoa e no máximo duas.
9.6       A competição de Chi Shou será por eliminação simples, ou seja, o atleta que perder uma luta será eliminado da competição, exceção feita aos atletas que chegarem às semifinais, pois estes lutarão necessariamente por primeiro e segundo lugares, assim como terceiro e quarto.
9.7       O combate consiste em três rounds de dois minutos com pausa de 30 segundos. O combate será paralisado por: ofensas e advertências, falha de uniforme ou equipamento, necessidade médica.
9.8       O round se iniciará na posição de rotação dos braços – o árbitro iniciará o combate depois de três rotações.
9.9       O combate será interrompido para a marcação de pontos. O vencedor do round será indicado no final de cada round.
9.10     Luta: o vencedor é determinado pelo vencedor da melhor de três rounds. Se houver um empate será seguida essa ordem para determinar o vencedor: 1 – Um minuto de prorrogação. 2 – Advertência e penalidades. 3 – Competidor mais tecnicamente ativo determinado pelos árbitros.
9.11     Equipamentos: Sem protetores ou luvas; Unhas curtas; Protetor bucal; Protetor genital; Protetor peitoral para feminino (opcional); Cabelos longos devem ser presos; Camiseta; Calças de artes marciais longas; Faixa vermelha ou preta.
9.12     Áreas ilegais: Olhos; Nuca e triângulo da face (olhos, nariz e boca); Coluna espinhal; Rins; Garganta e pescoço; Genitais; Parte interna da coxa; Articulações (cotovelo e joelho)
9.13     Técnicas ilegais: Força excessiva à cabeça (mais de 10%). Força excessiva ao tronco (mais de 50%). Ataques de punhos fechados à cabeça. Ataques com a cabeça, dedos e queixo. Agarrar o oponente com as duas mãos sem executar um ataque. Técnicas de quebramentos e deslocamentos. Torcer o pescoço. Travar pequenas juntas (dedos). Agarrar ou puxar cabelo ou orelha. Arranhar, beliscar, morder ou cuspir.
9.14     Técnicas de pontuação: 2 pontos – Executar um ataque de punho ou de palma no tronco; Executar um chute no tronco enquanto se tem um braço em contato com o braço do oponente; Executar um ataque de cotovelo ou joelho no tronco enquanto se tem um braço em contato com o braço do oponente; Executar um ataque de mão aberta à cabeça do oponente (mas não ao triângulo da face). 1 ponto – Executar um ataque de ombro ou costela causando desequilíbrio no adversário; Executar um chute na perna (acima do joelho); Técnicas de chin na causando a queda do adversário; Forçar o oponente para fora da área de competição; O oponente cai por desequilíbrio próprio
9.15     Faltas técnicas: Desobedecer aos comandos dos árbitros; Desobedecer às regras do torneio; Comportamento beligerante; Falha de equipamento; Não comparecer imediatamente à plataforma quando chamado.
9.16     Penalidades e advertências para falta técnica: Advertência privada (infração pequena ou acidental); Primeira advertência pública (sem dedução de ponto); Segunda advertência pública (dedução de um ponto); Terceira advertência pública (desqualificação).
9.17     Faltas: Ataque a áreas ilegais ou usar técnicas ilegais; Ataque à cabeça com força excessiva (mais de 10% da força); Ataque ao corpo com força excessiva (mais de 50% da força).
9.18     Penalidades e advertências para faltas: Advertência privada (infração pequena ou acidental); Primeira advertência pública (dedução de 1 ponto); Segunda advertência pública (dedução de 3 pontos); Terceira advertência pública (desqualificação)
9.19     Quando o embate acabar os competidores serão chamados para a área de competição, onde permanecerão até os resultados serem anunciados. Competidores só podem entrar na área de competição somente quando forem instruídos pelo árbitro central. No fim do combate, quando o vencedor foi anunciado, os competidores devem cumprimentar o chefe de mesa, depois um ao outro, antes de deixar o Lei Tai os competidores podem também cumprimentar a delegação do oponente.
 
Protesto 
 
Um protesto passível de ser analisado deve ser feito pelo líder de equipe. Ele poderá fazer a reclamação oralmente ou outros assuntos relevantes ao coordenador de arbitragem. Se o coordenador de arbitragem não puder resolver a disputa, o protesto escrito, assinado e selado será levado ao comitê de juízes, formado pelos árbitros seniores. A decisão do comitê de juízes será final. As partes protestantes devem fazer um depósito de segurança de R$ 300,00 (trezentos reais) ou US$ 125,00 (cenrto e vinte e cinco dólares americanos) ao comitê de juízes. O valor depositado não será devolvido caso o protesto seja negado.
 
O coordenador de arbitragem tem o poder de decidir quaisquer disputas concernentes a assuntos não relativos ao torneio. A decisão do coordenador de arbitragem sobre o tema será final.
 
Um protesto oficial é feito em forma de declaração oral imediatamente após o incidente em questão, e oficializado por escrito dentro de 30 minutos após o protesto oral. Ao não cumprir esses requisitos o protesto será rejeitado.
 
Se o protesto não for realizado de acordo com os procedimentos prescritos acima, ou se o protesto é formalizado de uma maneira que interfira no progresso do torneio, o participante envolvido será desqualificado do torneio e o protesto será rejeitado. 
Um protesto oficial é feito em forma de declaração oral imediatamente após o incidente em questão, e oficializado por escrito dentro de 30 minutos após o protesto oral. Ao não cumprir esses requisitos o protesto será rejeitado.
 
Se o protesto não for realizado de acordo com os procedimentos prescritos acima, ou se o protesto é formalizado de uma maneira que interfira no progresso do torneio, o participante envolvido será desqualificado do torneio e o protesto será rejeitado.

 


 
Anexo II
Divisão de Categoria e Idade
 
Faixa Etária Masculina e Feminino
 

Ano do Nascimento Idade Categoria
1973-1996 18 a 41 anos de idade Adulto
< 1973 >  41 anos de idade Sênior

 
 

Anexo III
Critérios de avaliação de formas
 
Os critérios de julgamento são definidos pela The World Kuo Shu Federation. Os juízes encarregados de julgar as formas devem se atentar que eles são responsáveis por avaliar o atleta e não a forma que ele está executando. Para tanto os critérios são divididos em cinco partes:

  • Critério 1 – Qualidade das mãos, pernas, base e movimento; coordenação entre mãos, olhos, corpo e passos.
  • Critério 2 – habilidade; Grau de dificuldade.
  • Critério 3 – Controle da força; Equilíbrio.
  • Critério 4 – Ritmo; Características da forma.
  • Critério 5 – Espírito; Ética marcial.

 
 
Para a competição de armas há uma pequena variação nos critérios:

  • Critério 1 – Qualidade das mãos, pernas, base e movimento; coordenação entre mãos, olhos, corpo e passos.
  • Critério 2 – Habilidade; Grau de dificuldade.
  • Critério 3 – Controle da força; Equilíbrio.
  • Critério 4 – Ritmo; Desenvolvimento das características da arma.
  • Critério 5 – Espírito; Ética Marcial; Características adequadas à arma.

 
 
Deduções que atribuição ao chefe de mesa:
 

  1. Esquecer a forma – parada breve (0,3 da média final)
  2. Esquecer a forma - recomeçar (0,5 da média final)
  3. Sair da área de competição (0,5 da média final)
  4. Terminar fora do local do início (0,5 da média final)
  5. Exceder o tempo limite (0,1 a cada 5 segundos)
  6. Quebrar a arma (0,3 da média final)
  7. Derrubar a arma (0,2 da média final)

 
Também cabe somente ao chefe de mesa desclassificar o atleta em casos de:
 

  1. Desrespeitar as regras
  2. Desrespeitar os juízes
  3. Apresentar forma inadequada à categoria

 
 

Informações: CBWKC (11) 2769-1916 eventos.cbwkc@gmail.com

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